COLAÇÃO DE GRAU

As informações abaixo orientam os acadêmicos quanto aos procedimentos relativos à Sessão Solene de Colação de Grau dos Cursos de Licenciatura, Bacharelado e Tecnologia da Unifacear.

Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes

Colação de grau ou formatura é o ato oficial de conclusão do curso. O ato é sempre público, de caráter obrigatório e deve seguir as regras da Unifacear. O aluno só pode requerer o seu diploma após ter realizado a colação de grau.

Art. 45, parágrafo 2º, Art. 104 e 105 do regimento da Unifacear. Portaria 07 de 05 de maio de 2016.

A Portaria 07 de 05 de maio de 2016 estabelece que há dois tipos de solenidade de colação de grau:

I – Colação oficial;

II – Colação de gabinete.

A colação oficial ocorre uma vez a cada semestre e é organizada pela própria Unifacear em parceria com a Empresa de formaturas Imaginarte em datas definidas no calendário acadêmico da faculdade.

A colação de gabinete é realizada nas dependências da faculdade e ocorre uma vez a cada semestre, após a data de realização da colação de grau oficial. No segundo semestre de 2018 ela ocorrerá na seguinte data: 13/09/2018

 

Não é possível. O ato de colação de grau é obrigatório e é condição para a requisição, emissão e registro do diploma. Desta forma, nenhum aluno que queira requerer o diploma está dispensado deste momento.

Para participar da colação de grau oficial o aluno deverá realizar a sua inscrição no portal da empresa Imaginarte, no endereço www.imaginarte.com.br. Ele deverá clicar no link “coletiva” e fazer o seu cadastro, além de pagar o valor da taxa.

Está incluso na taxa a locação do auditório, cenário e decoração do evento, coordenação e direção do evento, equipe de fotógrafos, estúdios fotográficos, beca para os formandos e professores, canudo, ou seja, a cerimônia completa. O material fotográfico é disponibilizado para compra em até 90 dias após a formatura e o valor não está incluso nessa taxa. O formando não é obrigado a adquirir o material fotográfico.

Não. A simples inscrição e pagamento da taxa não dá direito ao aluno de participar da colação de grau oficial. A secretaria da Facear terá acesso às inscrições e indicará para a empresa Imaginarte os alunos que estão aptos a participarem da colação de grau oficial, bem como os não aptos com antecedência de 7 (sete) dias corridos da data estipulada para a colação de grau.

 

O roteiro da colação de grau oficial é definido e aprovado pela Facear e a Imaginarte é a responsável pela organização do evento, ficando encarregada de todos os detalhes da cerimônia.

A colação de gabinete é realizada nas dependências da faculdade e é dirigida pelo diretor geral ou alguém indicado por ele.  Apesar de sua importância, a cerimônia é simples e rápida, sem a necessidade do uso de beca. O aluno precisa apenas assinar a ata de colação e receber o respectivo grau do presidente da sessão.

O aluno poderá requerer a colação de gabinete na secretaria da faculdade e pagar a respectiva taxa. Prazo para solicitação de colação de grau de gabinete na secretaria:

Colação de Grau em 13/09/2018 – solicitações até 03/09/2018

O aluno poderá requerer na secretaria acadêmica da Unifacear urgência na data de colação de grau por motivos relevantes e que sejam devidamente justificados com documentos. Caso o pedido de urgência seja deferido será marcada uma data especial para a colação de grau de gabinete e avisado o aluno. Mesmo que o aluno cole grau em gabinete ele poderá participar da colação de grau oficial da Unifacear. Neste caso ele deve fazer sua inscrição pelo portal da empresa Imaginarte e pagar a respectiva taxa.

 

Sim, é possível que a turma organize sua própria formatura, desde que até o dia 30/06/2016 faça a manifestação por escrito na secretaria acadêmica da Facear desta intenção.

 

A solenidade de colação particular organizada pela turma é dirigida pela faculdade, por roteiro previamente aprovado pela Direção Geral, de acordo com as normas relacionadas abaixo:

1) A comissão de formatura deverá comparecer na secretaria acadêmica para retirada do Cadastro de Colação de Grau particular;

2) A data de realização da cerimônia de colação de grau particular será agendada pela comissão de formatura junto à secretaria acadêmica, obedecido o prazo máximo de 18 meses e mínimo de 3 meses, regressivamente da data provável em que deverá ocorrer o ato. Não serão realizadas formaturas durante os meses de janeiro, julho e dezembro;

3) A data correta será reservada pela Secretaria assim que a Comissão de Formatura requerer o agendamento da data na secretaria e tiver o requerimento deferido no prazo máximo de 7 dias úteis.

4) Após o deferimento do pedido a comissão de formatura pagará uma taxa única de R$ 200,00 (duzentos reais) para custear as despesas administrativas e de pessoais que a faculdade tem com o evento;

5) O cadastro de colação de grau deverá ser entregue devidamente preenchido e assinado pela comissão de formatura, impreterivelmente, até 60 dias antes da colação;

6) O desmembramento ou junção de turmas poderá ocorrer, desde que haja a autorização da direção geral;

7) A Comissão de formatura é responsável por toda organização da cerimônia de colação de grau particular, bem como a obtenção de becas para os formandos e para a mesa diretiva, canudos, borla de outorga de grau, mestre de cerimônias, recepcionistas, decoração floral simples. É importante destacar que estes itens são os básicos para uma cerimônia de formatura;

8) O número máximo de homenagens permitido por turma será de cinco pessoas;

9) Os formandos poderão contratar empresa especializada que ficará responsável pelas fotos, filmagem, corais (opcional), entre outros itens;

10) A confecção dos convites para a cerimônia de colação de grau particular será de responsabilidade da Comissão de Formatura e deverá conter os seguintes itens obrigatoriamente:

  1. a) Nome completo da faculdade e seu símbolo (Logomarca);
  2. b) Convite formal, mencionando dia, local e hora das solenidades;
  3. c) Relação nominal do Corpo Diretivo da Faculdade Educacional Araucária;
  4. d) Nome dos homenageados, Patrono, Paraninfo e Orador;
  5. e) Relação, em ordem alfabética, contendo o nome, por extenso, de todos os professores homenageados;
  6. f) Juramento oficial para Colação de Grau;
  7. g) Relação nominal de todos formandos aprovados, em ordem alfabética;
  8. h) Poderão ser incluídos agradecimentos especiais e fotos da Turma;

11) A Comissão deverá entregar obrigatoriamente um convite oficial ao diretor geral da Facear.

12) A cerimônia de Colação de Grau particular iniciará no horário previsto, salvo intercessão da maior autoridade presente.

13) A outorga do grau será conferida pelo Diretor Geral ou por alguém delegado por ele;

14) O livro ata de colação de grau particular deverá ser assinado por todos os formandos antes da colação de grau;

15) Os casos não previstos por esta portaria serão resolvidos pela Secretaria, Coordenação do curso e Direção da Faculdade;

16) O roteiro oficial da cerimônia de colação de grau particular (modelo postado no site da Facear) deverá ser entregue na secretaria acadêmica ou enviado por e-mail à secretaria para aprovação. Quaisquer alterações no roteiro deverão ser deferidas pela Direção Geral.

17) Não será permitida a realização de colação particular com menos de 10 (dez) alunos formandos.

18) Não será permitida a realização de colação particular em restaurantes ou locais similares.