formatura-unifacear-banner

COLAÇÃO DE GRAU

As informações abaixo orientam os acadêmicos quanto aos procedimentos relativos à Sessão Solene de Colação de Grau dos Cursos de Licenciatura, Bacharelado e Tecnologia da Unifacear.

Perguntas Frequentes

Colação de grau ou formatura é o ato oficial de conclusão do curso. O ato é sempre público, de caráter obrigatório e deve seguir as regras da Unifacear. O aluno só pode requerer o seu diploma após ter realizado a colação de grau.

Art. 45, parágrafo 2º, Art. 113 e 114 do regimento da Unifacear. Portaria 12 de 03 de setembro de 2018.

 

A Portaria 07 de 05 de maio de 2016 estabelece que há dois tipos de solenidade de colação de grau:

I – Colação oficial;

II – Colação de gabinete.

A colação oficial ocorre uma vez a cada semestre e é organizada pela própria Unifacear em parceria com a Empresa de formaturas Imaginarte em datas definidas no calendário acadêmico da faculdade.

A colação de gabinete é realizada nas dependências da faculdade e ocorre uma vez a cada semestre, após a data de realização da colação de grau oficial. As datas são divulgadas em calendário acadêmico.

 

Não é possível. O ato de colação de grau é obrigatório e é condição para a requisição, emissão e registro do diploma. Desta forma, nenhum aluno que queira requerer o diploma está dispensado deste momento.

Para participar da colação de grau oficial o aluno deverá realizar a sua inscrição no portal da empresa Imaginarte, no endereço www.imaginarte.com.br. Ele deverá clicar no link “coletiva” e fazer o seu cadastro, além de pagar o valor da taxa.

Está incluso na taxa a locação do auditório, cenário e decoração do evento, coordenação e direção do evento, equipe de fotógrafos, estúdios fotográficos, beca para os formandos e professores, canudo, ou seja, a cerimônia completa. O material fotográfico é disponibilizado para compra em até 90 dias após a formatura e o valor não está incluso nessa taxa. O formando não é obrigado a adquirir o material fotográfico.

Não. A simples inscrição e pagamento da taxa não dá direito ao aluno de participar da colação de grau oficial. A secretaria da Unifacear terá acesso às inscrições e indicará para a empresa Imaginarte os alunos que estão aptos a participarem da colação de grau oficial, bem como os não aptos com antecedência de 7 (sete) dias corridos da data estipulada para a colação de grau.

 

O roteiro da colação de grau oficial é definido e aprovado pela Facear e a Imaginarte é a responsável pela organização do evento, ficando encarregada de todos os detalhes da cerimônia.

A colação de gabinete é realizada nas dependências da faculdade e é dirigida pelo diretor geral ou alguém indicado por ele.  Apesar de sua importância, a cerimônia é simples e rápida, sem a necessidade do uso de beca. O aluno precisa apenas assinar a ata de colação e receber o respectivo grau do presidente da sessão.

O aluno poderá requerer a colação de gabinete pela Central do Aluno e pagar a respectiva taxa. O prazo para solicitação em cada semestre é divulgado em calendário acadêmico.

O aluno poderá requerer na secretaria acadêmica da Unifacear urgência na data de colação de grau por motivos relevantes e que sejam devidamente justificados com documentos. Caso o pedido de urgência seja deferido será marcada uma data especial para a colação de grau de gabinete e avisado o aluno. Mesmo que o aluno cole grau em gabinete ele poderá participar da colação de grau oficial da Unifacear. Neste caso ele deve fazer sua inscrição pelo portal da empresa Imaginarte e pagar a respectiva taxa.