engenharia-ambiental-unifacear-2019

O Curso

O Curso de Engenharia Ambiental – Híbrido foi concebida como uma ferramenta para a formação de um profissional capaz de absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas. Dentro dessa concepção as várias dimensões da Engenharia Ambiental são contempladas, através da grade curricular e da utilização dos laboratórios, atividades complementares e programas específicos. Tais atividades visam além da forte capacitação técnica do engenheiro, a sua formação humanística orientada por valores da ética, da moral, da compreensão das características da população brasileira e a sua diversidade étnica e cultural, da responsabilidade social e ambiental em atendimento às demandas da sociedade.

Tipo de formação: Bacharelado
Duração: 5 Anos
Disciplinas ofertadas: Clique aqui
Ingresso: Enem e Vestibular Agendado 

Valor da Mensalidade
R$436,73*
*valor com pontualidade

Locais das Aulas

Para o curso de Engenharia Ambiental as aulas presenciais acontecem uma vez por semana e o aluno pode optar por estudar as quintas no Campus Kennedy ou as sextas no Campus Sítio Cercado, sempre das 19:00 as 22:10.

Missão do Curso

O curso de Engenharia Ambiental – Híbrido da UNIFACEAR tem por missão ser um curso reconhecido pela capacidade de desenvolver em seus acadêmicos, através do ensino a distância, futuros Engenheiros, a consciência de seu papel social como agente de mudanças, que procuram soluções criativas e inovadoras de modo bem sucedido, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico sustentado, ético, humano e responsável.

Objetivo Geral do Curso

O objetivo geral do curso de Engenharia Ambiental Híbrido consiste em desenvolver competências e habilidades nos seus alunos para formar engenheiros com uma formação cuja base se apoie em valores éticos, humanos e de responsabilidade social, em consonância aos imperativos do mercado internacional economicamente competitivo.

Contribuindo para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem, atuando na interação da formação acadêmica com o mundo do trabalho e a realidade social, visando uma formação profissional de nível superior de maior qualidade, a democratização do saber e a participação cidadão.

Objetivos Específicos do Curso

Para que se possa eficazmente alcançar o objetivo geral descrito há que se determinar outros que o viabilizem, dentre eles:

  • Formar profissionais com visão global, crítica e humanística para a inserção em setores profissionais, aptos a tomarem decisões em um mundo diversificado, interdependente que participem no desenvolvimento da sociedade brasileira;
  • Incentivar a produção de pesquisa e a investigação científica, buscando o desenvolvimento da ciência tecnológica bem como à difusão da cultura e, desse modo, desenvolver o entendimento do homem e do meio em que vive;
  • Desenvolver atividade de pesquisa e elaboração de produtos e processos ou de projetos interdisciplinares com os diferentes ramos das ciências;
  • Capacitar profissionais a supervisionarem e monitorarem os diferentes compartimentos da natureza, propondo soluções.

Perfil do Egresso no Curso

O egresso deverá ser um profissional com formação crítica e reflexiva, capacitado a analisar, identificar e resolver problemas, considerando os aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, além de habilitar o engenheiro a absorver e desenvolver novas tecnologias com visão ética e humanística em atendimento às necessidades da sociedade.

Formar a pessoa tem sido um grande desafio humano, pois se de um lado existe a necessidade de assimilação dos avanços científicos da humanidade, de outro, existe a necessidade de compatibilizar tais avanços com códigos de ética e uma nova formação humanista. O curso de Engenharia Ambiental demanda este tipo de transformação, ou seja, não investir apenas na formação técnica do egresso, mas buscar um perfil profissional capaz de agir junto às outras especialidades.

Metodologia do Curso

A metodologia proposta pela UNIFACEAR para modalidade a distância, se define como um conjunto de procedimentos didático-pedagógicos visando levar aos alunos os conteúdos do curso, mediante programa de disciplina, aulas, tutorias, material didático, atividades presenciais, complementares e avaliações por meio de ambientes virtuais.

Nos projetos pedagógicos na modalidade a distância da UNIFACEAR, a ênfase é dada ao papel dos professores, que ora como professor docente, ora como tutores nas aulas ou, como autores do material didático, desenvolvem um processo didático-interativo suficiente para que o aluno seja incluído nos processos educacionais e tenha altos índices de aprendizagem.

Outro conceito importante, é que educação a distância da UNIFACEAR possibilita a educação continuada, que se dá no processo de formação constante, de aprender sempre, de aprender em serviço, aliando a teoria e a prática, refletindo sobre a própria experiência, ampliando-a com novas informações e relações de forma tal que ensino a distância não significa estudar sozinho.

A educação a distância da UNIFACEAR possui metodologia de formação que, contempla momentos presenciais e momentos a distância, este método é conhecido como Blended Learning e caracteriza-se por combinar atividades de aprendizagem face a face com atividades desenvolvidas a distância.

Tutorias

O trabalho de tutoria no curso da UNIFACEAR é uma ação pedagógica necessária nas diversas etapas da formação na modalidade de educação a distância e serão realizados no AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem. 

Coordenação

Bruna Dreher

[email protected]

Dúvidas?