arquitetura-urbanismo-unifacear

Duração do Curso

5 anos

O Curso

Você já pensou na possibilidade de projetar uma cidade, desenvolvendo projetos de bairros, quadras e ruas, casas, edifícios, prédios, centros esportivos, escolas, indústrias, jardins, etc, e ver pessoas interagindo nesses ambientes? Pode parecer um jogo de videogame mas também faz parte da profissão do Arquiteto e Urbanista. O curso vai dar condições para que você possa projetar ambientes de interiores, edifícios (casas, prédios, escolas, museus, auditórios, hospitais, hotéis, aeroportos,…), projetos urbanos, paisagísticos e de patrimônio histórico, atendendo aos critérios de sustentabilidade, acessibilidade, conforto ambiental e bem estar dos usuários. Como complemento, você contará com uma estrutura de maquetaria, laboratórios de materiais de construção e construção civil e conforto ambiental, que ampliará as suas atividades acadêmicas. Busca-se no projeto pedagógico um curso inovador, trazendo para você conhecimentos históricos e tecnológicos que possam estimular o espírito crítico do arquiteto e urbanista.

Campus

Para o curso de Arquitetura e Urbanismo as aulas presenciais acontecem uma vez por semana e o aluno pode optar por estudar as quintas no Campus Kennedy ou as sextas no Campus Sítio Cercado, sempre das 19:00 às 22:10.

Missão do Curso

O curso de Arquitetura e Urbanismo Híbrido da UNIFACEAR tem como missão formar profissionais generalistas que tenham a capacidade de compreender e traduzir as necessidades do indivíduo, grupos ou comunidade, através da concepção e elaboração de projetos que engloba a edificação, o urbanismo, o paisagismo, a conservação e a valorização do patrimônio histórico, a proteção do equilíbrio do ambiente natural e a utilização racional dos recursos disponíveis.

Objetivo Geral do Curso

O objetivo do curso é formar arquitetos e urbanistas capazes de traduzir as necessidades das pessoas em projetos, seja no âmbito da pequena escala como a arquitetura de interiores até a de grande escala como uma cidade, propondo soluções físico-espaciais pautadas no desenvolvimento local, regional e nacional. Objetiva-se que o egresso desenvolva um perfil humanista, generalista, científico e empreendedor, com a capacidade de resolver problemas espaciais tanto na escala do edifício quanto no da cidade. Além disso, o profissional de Arquitetura e Urbanismo deverá desenvolver a capacidade de gerenciar e fiscalizar obras. Ainda que o egresso compreenda os diversos aspectos relacionados a preservação e ao restauro de edificações históricas.

Objetivos Específicos do Curso

Para se alcançar de forma efetiva o objetivo geral do curso busca-se:

  • Formar profissionais com visão global, crítica, sustentável e humanística para a inserção em setores profissionais, aptos a tomarem decisões em um mundo diversificado, contribuindo no desenvolvimento da sociedade brasileira;
  • Incentivar a investigação científica, buscando o desenvolvimento da ciência tecnológica bem como à difusão da cultura e, desse modo, desenvolver o entendimento do homem e do ambiente em que vive;
  • Desenvolver atividades em ambientes virtuais que visem e elaboração de produtos e processos ou de projetos interdisciplinares com os diferentes ramos das ciências e tecnologia;
  • Capacitar profissionais a supervisionarem e monitorarem os diferentes compartimentos da natureza, propondo soluções;
  • Promover a integração homem-natureza como componente de um mesmo sistema;
  • Que nossos egressos sejam aptos a desenvolver todo o espectro de atividades previstas nas atribuições da profissional do Conselho de Arquitetura e urbanismo – CAU.

Perfil do Egresso no Curso

Uma diversidade de atividades é atribuída ao profissional de Arquitetura e Urbanismo, que deverá responder de forma adequada às diversas situações a ele colocadas. Destacam-se a elaboração, a coordenação, a supervisão e a orientação de projetos de arquitetura, urbanismo, paisagismo e patrimônio histórico. Neste contexto, o profissional atua no ambiente em diversas escalas, que vai da arquitetura de interiores, passando pelo projeto de edificação (habitação, edifícios, centro comercial e/ou cultural, escola, hotel, hospital, aeroporto, estádio, dentre outros), pela proteção e conservação de edificações históricas, pelo desenho da cidade e da paisagem até o planejamento urbano e regional. O egresso ainda possui competência de execução, coordenação, fiscalização e supervisão de obras.

Metodologia do Curso

A metodologia proposta pela UNIFACEAR para modalidade híbrida, se define como um conjunto de procedimentos didático-pedagógicos visando levar aos alunos os conteúdos do curso, mediante programa de disciplina, aulas, tutorias, material didático, atividades presenciais, complementares e avaliações por meio de ambientes virtuais.

Nos projetos pedagógicos na modalidade a distância da UNIFACEAR, a ênfase é dada ao papel dos professores, que ora como professor docente, ora como tutores nas aulas ou, como autores do material didático, desenvolvem um processo didático-interativo suficiente para que o aluno seja incluído nos processos educacionais e tenha altos índices de aprendizagem.

Outro conceito importante é que a educação híbrida da UNIFACEAR possibilita a educação continuada, que ocorre no processo de formação constante, de aprender sempre, de aprender em serviço, aliando a teoria e a prática, refletindo sobre a própria experiência, ampliando-a com novas informações e relações de forma tal que ensino a distância não significa estudar sozinho.

A educação híbrida da UNIFACEAR possui metodologia de formação que, contempla momentos presenciais e momentos a distância, este método é conhecido como Blended Learning e caracteriza-se por combinar atividades de aprendizagem face a face com atividades desenvolvidas a distância.

Tutorias

O trabalho de tutoria no curso da UNIFACEAR é uma ação pedagógica necessária nas diversas etapas da formação na modalidade de educação a distância e serão realizados no AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem. 

Coordenação

Coordenação

Raquel Bueno

[email protected]

Dúvidas?