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O Curso

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos na modalidade a distância da UNIFACEAR, visa privilegiar o ângulo do trabalho, destacando sua relação essencial com o ‘saber situado’ no contexto profissional. A sua prática implica escolhas, valores e compromissos éticos, ao mesmo tempo em que procede a sua preocupação técnica em sua atuação profissional.

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos na modalidade á distância, tem por finalidade a formação de profissionais com graduação, aptos a contribuírem de forma significativa com o desenvolvimento da sociedade, que deve ser visto como um fator positivo da evolução humana.

  • Tipo de formação: Tecnólogo
  • Duração: 2 Anos
  • Disciplinas ofertadas: Clique aqui
  • Ingresso: Enem e Vestibular Online

Valor da Mensalidade
R$242,87*
*valor com pontualidade

Portaria do MEC

Duração do Curso

2 anos

Missão do Curso

O curso de Gestão de RH – EAD da UNIFACEAR tem por missão formar gestores críticos, capazes de atuar nas empresas como estrategistas desde a captação até a aplicação das competências e habilidades humanas, para o desenvolvimento das pessoas, das equipes e da organização.

Objetivo Geral do Curso

Muito embora os objetivos do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da FACEAR estejam pautados numa formação generalista, considera-se imprescindível  na qualificação de profissionais para o planejamento e gerenciamento dos subsistemas de Gestão de Pessoas, a saber: recrutamento e seleção, cargos e salários, treinamento e desenvolvimento, avaliação de desempenho, rotinas de pessoal, benefícios, gestão de carreiras e sistema de informação de recursos humanos; promovendo, deste modo, no ambiente das organizações, o desenvolvimento de competências relacionadas ao comportamento nos níveis individual (motivação), de grupo (negociação, liderança, poder e conflitos) e organizacional (cultura, estrutura e tecnologias), além de englobar a formação de um ser humano com visão holística, apto para a interpretação de um papel socialmente atuante, informado sobre as questões locais e globais que permeiam o seu meio cultural, social  e econômico.

Além do mais, o  CST em Gestão de Recursos Humanos,  estabelece concepções pedagógicas voltadas para a correlação entre a teoria e a prática organizacional, alinhando o Projeto Pedagógico do Curso aos conceitos que dão  sustentação ao desenvolvimento do PDI da FACEAR: os conceitos de empregabilidade, de sustentabilidade e de empreendedorismo, além de inserir no mercado de trabalho profissionais de excelência,  com amplitude de competências para ser o diferencial, tanto local como regional, além de contribuir para que este profissional tenha um conhecimento dinâmico, capaz de adaptar-se às constantes atualizações que o mercado exige.

Desta forma os Objetivos passam pela formação como se segue:

-Planejamento e gerenciamento de sistemas de gestão de pessoas, tais como recrutamento e seleção, cargos e salários, treinamento e desenvolvimento, rotinas de pessoal e benefícios.  

– Capacidade de desenvolver  planos de carreira e de promover o desenvolvimento do comportamento individual (motivação), de grupo (negociação, liderança, poder e conflitos) e organizacionais (cultura, estrutura e tecnologias).

– Desenvolver Competência para o Planejamento de programas de qualidade de vida no trabalho e para gerenciar sistemas de avaliação de desempenho dos colaboradores da organização.

– Ser capaz de  Avaliar as necessidade de contratação de novos colaboradores e de avaliar e emitir parecer técnico em sua área de formação.

Objetivos Específicos do Curso

Para que se possa eficazmente alcançar o objetivo geral descrito há que se determinarem outros que o viabilizem,  nesse sentido, o CST em Gestão de Recursos Humanos tem como objetivos específicos:

– Possibilitar ao aluno uma formação superior tecnológica de relevância que qualifique para desenvolvimento da autonomia profissional e intelectual, instrumentalizando, de maneira continuada, para assegurar sua empregabilidade;

– Proporcionar conhecimentos teóricos e práticos que sustentem um desempenho gerencial e operacional, e que permitam ao acadêmico planejar, executar e avaliar ações de Recursos Humanos.

– Ampliar a compreensão das implicações da Gestão de Recursos Humanos nas estratégias das organizações e no desenvolvimento das pessoas;

– Desenvolver as competências do profissional da área de recursos humanos para compreender e adaptar às transformações da organização, do mercado de trabalho e da sociedade;

– Incentivar a prática de avaliações críticas e reflexivas sobre as atividades de gestão relacionadas à área de Recursos Humanos;

– Despertar, no aluno, a importância dos princípios éticos e de responsabilidade social para as práticas do profissional de Recursos Humanos.

– Fornecer aos alunos uma sólida bagagem de conhecimentos básicos construindo o núcleo comum.

– Oferecer um currículo moderno com noções de economia, administração, legislação, normalização e controle do meio ambiente, entre outros, capacitando assim, o tecnólogo em  RH a um trabalho interdisciplinar.

Perfil do Egresso no Curso

O CST em Gestão de Recursos Humanos pretende formar um profissional habilitado a desenvolver, de forma plena e inovadora, atividades privativas relacionadas à Gestão de Recursos Humanos, voltadas à compreensão dos processos que envolvem a produção e a Gestão de Políticas de Relacionamento, desenvolvimento e acompanhamento do capital humano nas organizações, possibilitando ao egresso do curso atender ou até antecipar-se às demandas das organizações cujo foco é oferecer qualidade de vida no trabalho, recorrendo a modelos de gestão inovadores, tendo sempre como condições precípuas à ética e a responsabilidade socioambiental e política.

Para o domínio de suas atribuições no mercado de trabalho, pretende-se que o profissional a ser formado possua as seguintes habilidades:

I – ético, com visão crítica e humanista;

II – visão e atuação apoiadas em bases científicas e tecnológicas alinhadas à gestão organizacional;

III – postura criativa e inovadora

IV – atuação em conformidade com a legislação trabalhista e previdenciária;

V – visão sistêmica considerando os ambientes interno e externo;

VI – flexibilidade para adaptação a mudanças de cenários;

VII – capacidade de relacionamento intra e interpessoal;

VIII – capacidade de liderança e de trabalho em equipe;

IX – pro atividade e objetividade, com foco em resultados.

 

A complexidade socioeconômica tem exigido novos graus de especialização funcional e técnica dos profissionais de Gestão de Recursos Humanos, necessários para atender a demanda pelo exercício profissional nas suas diferentes áreas de trabalho.

Nesse sentido, o CST em Gestão de Recursos Humanos oferece como perfil do formando  egresso/profissional um tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos, com formação técnico-científica na área manifesta em postura ética, responsabilidade social, visão crítica e reflexiva, global e atualizada do mundo, com consciência solidária dos problemas de seu tempo, do seu espaço, capaz de atuar em todos os campos da Gestão de Recursos Humanos, capacitado a operar pela a transformação da realidade em benefício do trabalhador.

Assim, esta proposta de curso considera fundamental contemplar em seu processo educativo:

a)- Aprender a conhecer tomando   como diretrizes várias possibilidades de mundo e de realidade que nos cerca, na qual o visto e o não visto, o declarado e o subentendido, o simbólico e o imaginário  têm relevante significado ao lado da apreensão dos múltiplos saberes;

b)- Aprender a fazer: transformando os fazeres em habilidades e competências indispensáveis à vida em sociedade. Combinar os saberes aprendidos e apreendidos, com as situações de vida, trabalho e relações;

c)- Aprender e conviver: compreendendo o outro e percebendo as interdependências na realização de projetos comuns; preparando-se para administrar conflitos no respeito pelos valores do pluralismo, de compreensão mútua e paz;

d)- Aprender a ser: procurando desenvolver a personalidade, exercitando as capacidades de autonomia, discernimento, responsabilidade pessoal e profissional, comportamentos éticos, aptidão para comunicar-se, solidarizar-se e autodeterminar-se.

Nessa proposta pedagógica o CST em Gestão de Recursos Humanos, adequado às tendências mundiais contemporâneas, os alunos aprenderão a aprender. Terão orientações para buscar e construir seu próprio conhecimento, aprendendo não só a ser tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos, mas também a ser um profissional integrado à realidade social.

Metodologia do Curso

A metodologia proposta pela UNIFACEAR para modalidade a distância, se define como um conjunto de procedimentos didático-pedagógicos visando levar aos alunos os conteúdos do curso, mediante programa de disciplina, aulas, tutorias, material didático, atividades presenciais, complementares e avaliações por meio de ambientes virtuais.

Nos projetos pedagógicos na modalidade a distância da UNIFACEAR, a ênfase é dada ao papel dos professores, que ora como professor docente, ora como tutores nas aulas ou, como autores do material didático, desenvolvem um processo didático-interativo suficiente para que o aluno seja incluído nos processos educacionais e tenha altos índices de aprendizagem.

Outro conceito importante, é que educação a distância da UNIFACEAR possibilita a educação continuada, que se dá no processo de formação constante, de aprender sempre, de aprender em serviço, aliando a teoria e a prática, refletindo sobre a própria experiência, ampliando-a com novas informações e relações de forma tal que ensino a distância não significa estudar sozinho.

A educação a distância da UNIFACEAR possui metodologia de formação que, contempla momentos presenciais e momentos a distância, este método é conhecido como Blended Learning e caracteriza-se por combinar atividades de aprendizagem face a face com atividades desenvolvidas a distância.

Tutorias

O trabalho de tutoria no curso da UNIFACEAR é uma ação pedagógica necessária nas diversas etapas da formação na modalidade de educação a distância e serão realizados no AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem. 

Coordenação

Ivan Requena

[email protected]

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